slide1.png

Terceiro Domingo da Páscoa

EMAÚS E O REGRESSO À COMUNIDADE

O terceiro domingo da Páscoa apresenta-nos a história dos discípulos de Emaús. É uma história linda que se repete frequentemente. Procuremos vivê-la também.

1. Dois discípulos de Jesus, desiludidos com a morte de Jesus, deixam Jerusalém, abandonam a comunidade e, pela noite, põem-se a caminho da sua aldeia de Emaús. Enquanto caminhavam um viajante desconhecido aproxima-se caminha com eles e, em resposta às questões deles, ilumina-lhes, com as Escrituras, a paixão e a ressurreição do Messias. Fez-se luz na mente deles, sentiram o coração a arder, recuperaram a esperança e, ao chegar a Emaús, insistiram com o desconhecido que ficasse com eles: “Fica connosco Senhor porque a noite vem caindo”. Ficou e, à mesa, tomou o pão, abençoou, partiu-o e deu-lhes. Como na última ceia. Então abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-nO. Mas Ele desapareceu da vista deles. Tão contentes ficaram, que regressaram imediatamente a Jerusalém para partilharem com a comunidade dos discípulos a grande novidade.

2. Como os discípulos, muitos cristãos abandonam hoje a Igreja nossa Mãe, deixando de participar nas suas comunidades. Porque abandonam? Por desilusão? Por sentirem a Igreja ultrapassada? Ou simplesmente por comodismo, indiferença e desleixo? Que fazer por eles? Façamos como Jesus: caminhemos com eles, escutemos as suas razões e procuremos testemunhar as razões e os frutos da prática cristã. Baseados na nossa experiência e não em sentenças. Assim podemos abrir-lhes uma janela de luz.

Quem temos nós hoje para fazer este acompanhamento? Os pais acompanham os filhos ou deixam-nos sozinhos, à deriva? Os educadores e catequistas caminham com os seus alunos? E nós, discípulos, acompanhamos, cuidamos também de caminhar e escutar as pessoas com paciência e iluminar as suas dúvidas com o nosso afeto e a luz das Escrituras? Ser discípulo de Jesus é, como Ele, ser acompanhante dos que caminham na noite e no vazio.

3. Os dois regressaram imediatamente a Jerusalém porque descobriram que Jesus ressuscitou e está no meio da comunidade que se reúne em Seu nome. Precisamos também deste encontro com Jesus Ressuscitado e com a comunidade que nos aqueça o coração, nos abra os olhos, nos levante o ânimo para vivermos a fé com alegria e podermos acompanhar outros no caminho. Todos os domingos somos convidados para viver o encontro que nos propõe o mesmo percurso de Emaús: escutar a Palavra das Escrituras, saborear a Sua presença na Eucaristia e renovar o compromisso com a missão. Nestes dias de confinamento tivemos de nos contentar com o virtual. Mas o encontro presencial tem outra riqueza e envolvência. Esperemos retomá-lo em breve. Rezemos:

Oração: Fica connosco Senhor e acompanha-nos no regresso à convivialidade, ilumina-nos para colaborarmos na recriação de uma sociedade mais humana e solidária e de uma Igreja mais viva e missionária.

D, Manuel Pelino

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting