slide1.png

Catequeses do Papa sobre São José (São José, Padroeiro da Igreja universal)

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Sexta, 26 Novembro 2021 Escrito por SDEC

Catequeses sobre São José


Catequese 12 - São José, Padroeiro da Igreja universal"

Estimados irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje concluímos o ciclo de catequeses sobre a figura de São José. Estas catequeses são complementares à Carta apostólica Patris corde, escrita por ocasião dos 150 anos da proclamação de São José como Padroeiro da Igreja católica pelo Beato Pio IX. Mas o que significa este título? O que significa que São José é “padroeiro da Igreja”? Sobre isto gostaria de refletir convosco hoje.

Também neste caso, os Evangelhos nos fornecem a interpretação mais correta. De facto, no final de cada história em que José é o protagonista, o Evangelho observa que ele toma consigo o Menino e sua mãe e faz o que Deus lhe ordenou (cf. Mt 1, 24; 2, 14.21). Evidencia-se assim o facto de que a tarefa de José é proteger Jesus e Maria. Ele é o seu principal guarda: «De facto, Jesus e Maria, sua Mãe, são o tesouro mais precioso da nossa fé» [1] (Carta ap. Patris corde, 5), e este tesouro é guardado por São José.

No plano da salvação, o Filho não pode ser separado da Mãe, daquela que «avançou pelo caminho da fé, mantendo fielmente a união com seu Filho até à cruz» (Lumen gentium, 58), como nos recorda o Concílio Vaticano II.

Continuar em Documentos "Papa - 1. Catequeses - Catequeses São José"

1. São José e o ambiente em que viveu
2. São José na história da salvação
3. José, homem justo e esposo de Maria
4. São José, homem do silêncio
5. São José migrante perseguido e corajoso
6. São José, o pai putativo de Jesus
7. São José o carpinteiro
8. São José pai na ternura
9. São José, o Homem que sonha
10. São José e a comunhão dos Santos
11. São José, padroeiro da boa morte

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting