slide2.png

ENCONTRO INTERNACIONAL IGREJA EM SAÍDA

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Domingo, 08 Dezembro 2019

DISCURSO DO SANTO PADRE AOS PARTICIPANTES DO
ENCONTRO INTERNACIONAL «A IGREJA EM SAÍDA».
RECEÇÃO E PERSPETIVAS DA EVANGELLI GAUDIUM»

Queridos irmãos e irmãs, nestes dias viestes muitos, de várias partes do mundo, para retomar a Evangelii Gaudium. Agradeço-vos, pois, e também a D. Fisichella pelas suas palavras e pelo trabalho que tem vindo a realizar. Tenho a certeza de que levareis com entusiasmo os frutos destes dias para as vossas casas.

Gostaria de vos dizer com muita simplicidade: a alegria do Evangelho nasce do encontro com Jesus e é quando encontramos o Senhor que somos inundados por este amor do qual somente Ele é capaz. Então, «quando permitimos que Deus nos conduza além de nós mesmos», a vida muda e «alcançamos o nosso verdadeiro ser. Aí reside a fonte da ação evangelizadora» (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, 8). Porque, neste ponto, a necessidade do anúncio surge espontaneamente, e torna-se irreprimível, mesmo sem palavras, com o testemunho. Assim começou a evangelização, na manhã da Páscoa, com uma mulher apóstola, Maria Madalena, que, depois de encontrar Jesus ressuscitado, o Vivo, evangelizou os apóstolos. Estava junto ao túmulo de Jesus com tantos sentimentos tristes no coração: o medo da perda do Mestre era acompanhado pelo medo do futuro e pela perda da suposta violação do túmulo. Mas o seu choro transformou-se em alegria, a sua solidão em consolo depois de ter encontrado em Jesus o amor que nunca desilude, que não abandona nem mesmo diante da morte, que dá força para reencontrar o melhor de si. É verdade para todos: «a nossa tristeza infinita é curada apenas com um amor infinito» (ibid., 265).

Continuar em Documentos "Papa - 3. Mensagens"

Carta Apostólica do Papa sobre o Presépio

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Domingo, 01 Dezembro 2019

CARTA APOSTÓLICA
ADMIRABILE SIGNUM
DO SANTO PADRE FRANCISCO
SOBRE O SIGNIFICADO E VALOR DO PRESÉPIO

1. O SINAL ADMIRÁVEL do Presépio, muito amado pelo povo cristão, não cessa de suscitar maravilha e enlevo. Representar o acontecimento da natividade de Jesus equivale a anunciar, com simplicidade e alegria, o mistério da encarnação do Filho de Deus. De facto, o Presépio é como um Evangelho vivo que transvaza das páginas da Sagrada Escritura. Ao mesmo tempo que contemplamos a representação do Natal, somos convidados a colocar-nos espiritualmente a caminho, atraídos pela humildade d’Aquele que Se fez homem a fim de Se encontrar com todo o homem, e a descobrirmos que nos ama tanto, que Se uniu a nós para podermos, também nós, unir-nos a Ele.

Com esta Carta, quero apoiar a tradição bonita das nossas famílias prepararem o Presépio, nos dias que antecedem o Natal, e também o costume de o armarem nos lugares de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças... Trata-se verdadeiramente dum exercício de imaginação criativa, que recorre aos mais variados materiais para produzir, em miniatura, obras-primas de beleza. Aprende-se em criança, quando o pai e a mãe, juntamente com os avós, transmitem este gracioso costume, que encerra uma rica espiritualidade popular. Almejo que esta prática nunca desapareça; mais, espero que a mesma, onde porventura tenha caído em desuso, se possa redescobrir e revitalizar.

Continuar em Documentos "Papa - 3. Mensagens"

Preparar o Natal cristão

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Domingo, 01 Dezembro 2019

Preparar o Natal cristão

D. Manuel Pelino

A preparação do Natal chegou às ruas. Luzes, enfeites, programa de encontros familiares, de prendas, já invadem as praças, as ruas, o comércio e os sonhos das crianças e adultos. É das festas mais lindas e mais reveladoras do espírito cristão – um espírito de encontro, de fraternidade, de partilha, de esperança e alegria e amor aos mais desvalidos. Há uma cultura própria de Natal que tem origem num acontecimento de alto significado religioso: Deus fez-se homem e veio para o meio de nós para caminhar connosco caminhos novos de justiça, fraternidade e paz.

Continuar em Documentos "Material de apoio - Diversos"

PROPOSTA DE PERCURSO PARA A CATEQUESE COM ADOLESCENTES EM ORDEM À PREPARAÇÃO DAS JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE DE 2022

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Quarta, 10 Julho 2019

Say Yes - aprender a dizer sim

Projeto de Catequese com Adolescentes | Rumo à JMJ 2022

Hashtags do projecto
Para partilhar fotos do projeto nas redes sociais devem ser utilizados os seguintes hashtags:

#projetosayes
#aprenderadizersim
#jmjlisboa2022

Há que ignorar os hashtags indicados no Diário de Bordo Catequistas, na página 23.

2. Materiais digitais
a)
Caso esteja a ter dificuldade em encontrar os materiais digitais, seguem os respetivos links:
Encontro Ponto de Partida

Etapa 1, Encontros com os adolescentes

Etapa 2, Encontros com os adolescentes

Etapas 1 e 2, Say yes Catequistas 1

b) Caso esteja a ter dificuldade em descarregar os vídeos, siga as seguintes indicações:
1º - clique no nome do vídeo
2º - clique em «consultar recurso»
3º - faça «play» para começar a visionar o vídeo
4º - clique em «YOUTUBE» para abrir o vídeo no youtube
5º - decarregue o vídeo do youtube

A Equipa SAY YES encontra-se sempre disponível para ir respondendo às vossas questões e sugestões.

Para mais informações contacte o SDEC ou vá a http://www.educris.com/

Descarregar ficheiro

Catequeses do Papa sobre os Atos dos Apóstolos (décima sexta)

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Quarta, 10 Julho 2019

PAPA FRANCISCO
AUDIÊNCIA GERAL
Praça São Pedro - Quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Os Atos dos Apóstolos narram que Paulo, como incansável evangelizador que ele é, após a estadia em Atenas, continua o percurso do evangelho no mundo. A nova etapa da sua viagem missionária é Corinto, capital da província romana da Acaia, uma cidade comercial e cosmopolita, graças à presença de dois portos importantes. Como lemos no capítulo 18 de Atos, Paulo experimenta a hospitalidade de um casal, Áquila e Priscila (ou Prisca), forçados a mudar-se de Roma para Corinto depois do imperador Cláudio ter ordenado a expulsão dos judeus (cfr At 18, 2). Eu gostaria de fazer um parêntese. O povo judeu sofreu muito na história. Ele foi expulso, perseguido ... E, no século passado, vimos tantas brutalidades que foram feitas com o povo judeu e todos estávamos convencidos de que isto tinha terminado. Hoje, porém, o hábito de perseguir judeus começa a renascer aqui e ali. Irmãos e irmãs, isto não é humano nem cristão. Os Judeus são nossos irmãos!

Continuar em Documentos "Papa - 1. Catequeses - Atos dos Apóstolos"

Atos dos Apóstolos 1
Atos dos Apóstolos 2
Atos dos Apóstolos 3
Atos dos Apóstolos 4
Atos dos Apóstolos 5
Atos dos Apóstolos 6
Atos dos Apóstolos 7
Atos dos Apóstolos 8
Atos dos Apóstolos 9
Atos dos Apóstolos 10
Atos dos Apóstolos 11
Atos dos Apóstolos 12
Atos dos Apóstolos 13
Atos dos Apóstolos 14
Atos dos Apóstolos 15

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting