slide2.png

ORAÇÃO DO PAPA NA EMERGÊNCIA DO CORONA VIRUS

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Sábado, 28 Março 2020

Do patamar da Basílica de São Pedro, Momento de Oração e Bênção Urbi et Orbi presididos pelo Papa Francisco

Visualizar em:
https://www.youtube.com/watch?v=rtRFLDY_-QY

 

MOMENTO EXTRAORDINÁRIO DE ORAÇÃO
EM TEMPO DE EPIDEMIA
PRESIDIDO PELO PAPA FRANCISCO
Adro da Basílica de São Pedro
Sexta-feira, 27 de março de 2022

«Ao entardecer…» (Mc 4, 35): assim começa o Evangelho, que ouvimos. Desde há semanas que parece o entardecer, parece cair a noite. Densas trevas cobriram as nossas praças, ruas e cidades; apoderaram-se das nossas vidas, enchendo tudo dum silêncio ensurdecedor e um vazio desolador, que paralisa tudo à sua passagem: pressente-se no ar, nota-se nos gestos, dizem-no os olhares. Revemo-nos temerosos e perdidos. À semelhança dos discípulos do Evangelho, fomos surpreendidos por uma tempestade inesperada e furibunda. Demo-nos conta de estar no mesmo barco, todos frágeis e desorientados mas ao mesmo tempo importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos carecidos de mútuo encorajamento. E, neste barco, estamos todos. Tal como os discípulos que, falando a uma só voz, dizem angustiados «vamos perecer» (cf. 4, 38), assim também nós nos apercebemos de que não podemos continuar estrada cada qual por conta própria, mas só o conseguiremos juntos.

Continuar em Documentos "Papa - 3. Mensagens"

A Arte de bem viver

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Terça, 24 Março 2020

A Arte de bem viver

D. Manuel Pelino bispo emérito de Santarém

Várias pessoas têm manifestado o sonho de que este flagelo do Covid-19, para além do sofrimento e do medo que nos infunde, poderá contribuir para um processo de transformação do modelo de vida moderna, tecnicamente muito evoluído mas pobre em humanismo e destruidor de valores fundamentais. Em bastantes e interessantes comentários que circulam pelas redes socias, é afirmada a necessidade de criar um estilo de comportamento mais são, mais solidário, uma maior comunhão das pessoas e dos povos, uma maior atenção e respeito pela natureza e pela beleza do universo. Será uma utopia? Ou uma possibilidade real? Todos parecem concordar que o padrão de qualidade de vida que atualmente nos inspira precisa mesmo de mudar. No fundo todos precisamos de exercitar a arte de bem viver. Diferente da vida com abundância, com produtividade sempre maior, com bem-estar cada vez mais desenvolvido.

Continuar: A Arte de bem viver

Catequeses do Papa sobre as Bem-aventuranças (sexta)

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Domingo, 22 Março 2020

PAPA FRANCISCO
AUDIÊNCIA GERAL
Biblioteca do Palácio Apostólico
Quarta-feira, 18 de março de 2020

Catequeses sobre as Bem-aventuranças - 6

Prezados irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje meditamos sobre a quinta bem-aventurança, que diz: «Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» (Mt 5, 7). Nesta bem-aventurança há uma particularidade: é a única em que a causa e o fruto da felicidade coincidem, a misericórdia. Aqueles que exercem a misericórdia encontrarão misericórdia, serão “misericordiados”.

Este tema da reciprocidade do perdão não está presente apenas nesta bem-aventurança, mas é recorrente no Evangelho. E como poderia ser de outra forma? A misericórdia é o próprio coração de Deus! Jesus diz: «Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados» (Lc 6, 37). Sempre a mesma reciprocidade. E a Carta de Tiago afirma que «a misericórdia prevalece sempre sobre o julgamento» (2, 13).

Mas é sobretudo no Pai-Nosso que rezamos: «Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido» (Mt 6, 12); e este é o único pedido retomado no final: «Porque, se perdoardes aos outros as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará; mas, se não perdoardes aos outros, tampouco o vosso Pai perdoará as vossas ofensas» (Mt 6, 14-15; cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 2.838).

Continuar em Documentos "1. Papa - Catequeses - Bem-aventuranças"

Bem-aventurança (primeira)
Bem-aventurança (segunda)
Bem-aventurança (terceira)
Bem-aventurança (quarta)
Bem-aventurança (quinta)

Mensagem de D. Virgílio para a Quaresma 2020

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Domingo, 01 Março 2020

Mensagem de Dom Virgílio Antunes para a Quaresma de 2020

Caríssimos irmãos e irmãs da Diocese de Coimbra Entramos no tempo da Quaresma conduzidos pela mensagem do Papa Francisco, ancorada na Palavra de Deus: “Em nome de Cristo, suplicamo-vos: reconciliai-vos com Deus” (2 Cor 5, 20”. Este é o apelo que a Igreja continua a proclamar a todos os fiéis e esta é a proposta para o tempo de graça, que é a Quaresma. Todos precisamos de nos reconciliar de uma forma nova e mais ardente com o Deus que nos ama e espera uma atitude de conversão da nossa pessoa e da nossa vida.

Continuar em Documentos "Bispo - 1. Mensagens"

Mensagem do Papa para a Quaresma 2020

Imprimir
Categoria: Notícias
Publicado em Domingo, 01 Março 2020

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2020
Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

«Em nome de Cristo, suplicamo-vos: reconciliai-vos com Deus» (2 Cor 5, 20)

Queridos irmãos e irmãs!

O Senhor concede-nos, também neste ano, um tempo propício para nos prepararmos para celebrar, de coração renovado, o grande Mistério da morte e ressurreição de Jesus, centro da vida cristã pessoal e comunitária. Com a mente e o coração, devemos voltar continuamente a este Mistério. Com efeito, o mesmo não cessa de crescer em nós na medida em que nos deixarmos envolver pelo seu dinamismo espiritual e aderirmos a ele com uma resposta livre e generosa.

Continuar em Documentos "Papa - 3. Mensagens"

I like very much this iPage Hosting Review because this is based on customer experience. If you need reliable web hosting service check out top list.
Joomla Templates designed by Best Cheap Hosting